Fomentar e criar espaços para o debate, discussão e, consequentemente, alternativas aos problemas inerentes às fronteiras certamente faz parte das prioridades do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF). E é justamente neste sentido que “(Re)Definições das Fronteiras: velhos e novos paradigmas” vem dar continuidade a este projeto.
Interdisciplinaridade, complexidade, transnacionalidade. Todas estas difíceis palavras fazem parte do cotidiano das fronteiras. Ao buscar escrutinar as distintas vicissitudes das fronteiras, abarcando concepções de diversas naturezas, é notória a necessidade de se conceber fronteiras à partir de vários níveis. Neste aspecto, a presente obra trabalha os mais variados temas relacionados às fronteiras, sendo não exclusivamente dedicada a América do Sul, incluindo a Europa e América do Norte em suas análises.
A presente obra conta com a essencial colaboração de professores, pesquisadores e atuantes (públicos e privados) nacionais e internacionais. Diferentes visões e perspectivas que contribuem para esta contínua e permanente busca pelas definições das fronteiras.
Oi, esse não está disponível online em PDF?
Olá. Esse livro não. Esse comercializamos via internet.
OLá Gabriel. Esse não disponibilizamos em PDF. é um livro, pode ser encomendado pela internet.
As fronteiras tem quer mais vigiadas….definidas adequadamente…. tráfico de drogas e de gente …
As fronteiras tem quer mais vigiadas….definidas adequadamente…. tráfico de drogas e de gente … interesses políticos detrimento de muitos
As fronteiras têm que ser vigiadas e têm que ter projetos de desenvolvimento, de modo que o envolvimento das pessoas que nela vivem seja com projetos lícitos de geração de renda para não cair na tentação dos ilícitos. Abç