Em recente visita à sede do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), em Foz do Iguaçu, o ex-juiz e ex-ministro da justiça Sergio Moro participou da gravação da série “Debates para o Brasil do futuro”, que o IDESF lançará na segunda quinzena de julho. A série promove debates e propostas que possibilitem avançar no desenvolvimento socioeconômico do Brasil, especialmente, com o olhar voltado para as regiões de fronteira, nos aspectos ligados à cooperação, integração, segurança pública, saúde, urbanismo, economia, educação e criminalidade, dentre outros. A intenção é pautar questões importantes para tais regiões, promover o debate democrático e interdisciplinar, buscar soluções e melhorias para os problemas e também encaminhamentos relacionados às potencialidades das fronteiras.
A temática da entrevista com Sergio Moro foi relacionada à segurança pública na faixa de fronteira. O ex-juiz e ex-ministro da justiça compartilhou vivências enquanto esteve à frente da pasta e também propôs encaminhamentos sobre a área.
O segundo entrevistado da Série é José Renato Ribas Fialho, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários, que abordará questões ligadas à Hidrovia Paraguai-Paraná: vantagens competitivas, infraestrutura existente e em fase de construção, condições de navegabilidade e o que essa hidrovia representa em termos econômicos, logísticos e demais impactos.
Na manhã de hoje, o IDESF também recebeu a visita do perito da Polícia Federal Marcos Camargo, que quis conhecer melhor os problemas relacionados à segurança pública na fronteira. Ele foi recepcionado pelo Presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros. “O IDESF está sempre de portas abertas para promover debates com autoridades e especialistas sobre as fronteiras brasileiras e também ajudar a elevar o debate para que estas áreas tenham a atenção e o olhar que elas merecem”, destacou Luciano.